quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Diabetes

Diabetes é a elevada concentração de açúcar (glicose) no sangue: HIPERGLICEMIA.

Os alimentos na digestão se transformam em açucares (glicose) que é absorvida pelo sangue e é usada para produzir energia para o corpo ou armazená-la em órgãos, quando não temos esta utilização a concentração de glicose no sangue se eleva causando a hiperglicemia.

Existe dois tipos de diabetes, a tipo 1 e a tipo 2, a primeira é a insulino dependente, mais comum em crianças, adolescentes e jovens adultos, onde o organismo não produz insulina suficiente para funcionamento do organismo sendo necessário a aplicação da mesma. Já a segunda é conhecida como diabetes adulto e é a mais frequente, que vem em virtude dos maus hábitos alimentares, estresse, sedentarismo. Onde se tem a produção da insulina porém sua ação é dificultada pela obesidade.

Principais sintomas são fome e sede excessivas, desejo excessivo de urinar, sensação de cansaço, visão embaçada, perda de peso mesmo com a ingestão excessiva de alimentos.

Fique atento pois a diabetes tipo 2 tem sintomas muitas vezes não perceptíveis, ao contrario da diabetes tipo 1 que  os sintomas se instalam rapidamente, e se não diagnosticados rapidamente o paciente pode até entrar em coma.


Nenhum comentário: